21 ANOS
 Olá, seja bem vindo(a).
 Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Desconectado       FAQs     busca   
Home Legislação do Estágio Quem somos Fale conosco Notícias Mapa do Site
 
empresa
profissional liberal
estudantes
Noticias
Regulamentação da atual Lei do Estágio - 10/12/2009

O segmento contabilizava, em 2008, 1.1 milhão de Estudantes contratados sob o regime de Contratos de Estágio. Os indicadores apontam, hoje, para 900 mil Contratos em curso (ABRES). Uma redução significativa: 200 mil Estudantes continuam excluídos do mais eficiente canal de inserção de jovens no mercado de trabalho.

 

Para um universo de 13.4 milhões de Estudantes potencialmente contratáveis (Inep/MEC), a estatística de contratados, 6,8%, é especialmente deficitária. Já o era antes. Ficou agravada agora.

 

Faz-se necessário rever imediatamente alguns pressupostos laborais que, à data da tramitação da Lei, lastrearam o seu texto e que, posteriormente, demonstraram - e continuam demonstrando - as suas inaplicabilidades na prática das contratações.   

 

Está claro e cristalizado que o fator de maior desestímulo às contratações é o limite de 6 horas/dia.  O segundo mais forte inibidor é a restrição incidente sobre Estudantes do nível médio regular, limitado a 20% do número de funcionários da Empresa.

 

A partir da resposta inconteste e realista do mercado, e com o propósito de elevar as contratações sem comprometer a qualidade do estágio legitimamente conquistada pela nova Lei, consideramos viável e producente a adoção de duas importantes atualizações no texto da Lei:

 

1 - Regulamentar a Lei do Estágio possibilitando carga horária de até 7 horas/dia, 35 horas semanais. A medida não compromete a frequência do Aluno às aulas e, além de estimular significativamente as contratações, elevará, também, a remuneração do Estudante, outro ponto fundamental e negativamente afetado pela atual limitação da jornada;

 

2 - Manter a restrição às contratações de Alunos de nível médio regular, mas, permitir às Pequenas e Médias Empresas, com até 25 funcionários, contratarem livremente até 5 estagiários.

 

As alterações contemplam e consolidam a premissa de coibir os abusos, uma das plataformas da atual Legislação e ampliam consideravelmente, de forma  pontual e sustentável, as perspectivas prementes de novas contratações.

  

Valter Lopes

Vice Presidente da ABRES - Associação Brasileira de Estágios

Diretor Executivo da Estagiarios.com Web Services

 


Confira nossas vagas clicando aqui.

Imprimir notícia  - Compartilhar 



 
Empresa Profissional Liberal Estudante Escola
 
Associado ABRES
Associado Abcomm
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.
Apoiamos o
 
© Copyright Estagiarios.com Web Services Ltda - 1999 - 2024 - Direitos Autorais Reservados
É permitida a reprodução inalterada do conteúdo de informações constantes deste Site com a expressa citação da origem