21 ANOS
 Olá, seja bem vindo(a).
 Domingo, 2 de Outubro de 2022
login  senha      FAQs     busca   
Home Legislação do Estágio Quem somos Fale conosco Notícias Mapa do Site
 
empresa
profissional liberal
estudantes
Noticias
COMO CRIAR UM CURRÍCULO QUE SEJA ATRATIVO PARA OS RECRUTADORES - 03/02/2022

O mercado de trabalho está ficando cada vez mais competitivo, não só no Brasil como em todo o mundo. Por esse motivo, é importante que os estudantes desenvolvam habilidades e que as demonstrem claramente a seus futuros empregadores. Se você está terminando seu curso e pretende ingressar no mercado de trabalho, precisará de um documento que mostre aos empregadores aquilo que você é capaz de fazer. Esse documento é o currículo.

Um currículo para estudantes tem algumas particularidades face aos currículos tradicionais. Se pretende saber como criar um ótimo currículo para estudante, está no sítio certo!

Como começar

Para alguém que nunca criou um currículo, o melhor a fazer é dar uma olhada em currículos de outras pessoas da mesma área de estudos/profissional. Procure na Internet por alguns exemplos e vá apontando tudo aquilo que possa ser útil para seu próprio documento. Dependendo do tipo de estágio que você está procurando, deve decidir, por exemplo, se vale a pena colocar uma fotografia no currículo ou não.

Assim que tiver uma ideia daquilo que pretende criar, poderá passar para a fase de criação do currículo. Geralmente, nessa fase você pode escolher entre as seguintes formas para construir seu CV:

·         Usar um documento em branco: Recomendada apenas se você for ótimo em design e pretender criar um currículo muito original.

·         Usar um modelo existente: Pode encontrar modelos na Internet e em programas como o Word. Depois de selecionar um modelo, basta alterá-lo inserindo suas informações.

·         Usar um criador de currículos online: Existem sites na Internet que permitem criar currículos facilmente.

Antes de começar a criar seu documento, não se esqueça de que este deve ser breve e não deve ultrapassar 2 páginas. Não escreva um currículo maior do que isso, pois as páginas seguintes tendem a ser ignoradas e o recrutador poderá pensar que você não sabe se focar no essencial.

O que colocar em seu currículo

Um currículo é constituído por seções que vão apresentando diversos aspectos sobre quem você é enquanto acadêmico. Algumas das seções são obrigatórias e outras são opcionais:

Seções obrigatórias:

·         Informações pessoais: Nome completo, endereço, número de contato, endereço de e-mail.

·         Perfil pessoal ou resumo: Uma apresentação breve, mas marcante em que explica quem você é, o que sabe fazer e o que está buscando.

·         Educação e qualificações: Liste seus cursos, dos mais recentes para os mais antigos. Se for relevante, inclua detalhes sobre os cursos, tais como habilidades específicas que desenvolveu, projetos realizados, realizações, etc.

·         Experiência laboral: Se já trabalhou, descreva os empregos e a experiência profissional que você já teve. Mencione o nome da empresa e explique suas tarefas, responsabilidades e realizações. 

Seções não obrigatórias:

·         Habilidades: Liste suas habilidades pessoais e técnicas. As habilidades pessoais referem-se a características de seu caráter ou personalidade como organização, criatividade e resistência ao estresse. As habilidades técnicas expressam conhecimentos e a capacidade de levar a cabo determinadas tarefas, como fazer sites ou reparar automóveis.

·         Idiomas: Refira seus conhecimentos de idiomas em termos de leitura, escrita e oralidade.

·         Referências: Se tem uma recomendação de um professor, por exemplo, poderá referi-la nesta seção.

·         Publicações: Se já escreveu artigos para um jornal, um site, blog, etc., poderá referi-lo.

·         Trabalho voluntário: Trabalhar como voluntário demonstra qualidades como iniciativa ou espírito colaborativo e pode ser mencionado para enriquecer seu currículo.

·         Hobbies e interesses: Mencione atividades que sejam relevantes para o trabalho.

5 dicas para melhorar o currículo dos estudantes

O aspecto mais importante a ter em conta em um currículo de estudante é a pouca ou nenhuma experiência profissional e a principal tarefa na sua construção é encontrar maneiras de compensar isso. Confira as dicas abaixo para saber como enriquecer seu currículo de estudante e fazê-lo sobressair.

1. Inclua seus estágios

Os estágios ou trabalhos que teve nas férias serão uma adição fantástica para o seu currículo e poderá colocá-los na seção de experiência laboral. Escreva o máximo de detalhes sobre essas experiências, referindo suas funções, habilidades desenvolvidas, responsabilidades e realizações.

2. Coloque a educação antes da experiência

Geralmente, a seção de experiência laboral aparece antes da de educação. Isso acontece porque se pretende destacar aquilo que é mais importante no currículo. Se tiver pouca ou nenhuma experiência de trabalho, deve colocar a educação antes da experiência laboral. Isso destacará seu percurso acadêmico, que deve ser apresentado detalhadamente.

3. Aposte nas seções opcionais

As seções opcionais devem ser muito bem aproveitadas pelos estudantes. Se você faz trabalho voluntário em uma associação de ajuda a pessoas com deficiência, por exemplo, mencione isso pois mostrará qualidades como espírito de equipe, cooperação ou comunicação. Os trabalhos ou projetos que fez na escola ou universidade também podem ajudar se tiverem ajudado a desenvolver habilidades. 

4. Escreva uma carta de apresentação

Outra boa opção para reforçar sua candidatura é incorporar no seu currículo uma carta de apresentação ou motivação. Uma carta de apresentação permite que se apresente a seu Contratante. É também uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão e de demonstrar porque seria a melhor pessoa para a vaga de estágio.

5. Revise seu currículo

Essa é uma dica geral, mas é especialmente importante para estudantes. Nunca envie seu currículo sem lê-lo antes ou pedir a alguém para o revisar. Os erros ortográficos passarão uma má imagem para o recrutador.


Imprimir notícia  - Compartilhar 



 
Empresa Profissional Liberal Estudante Escola
 
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.
Apoiamos o
 
© Copyright Estagiarios.com Web Services Ltda - 1999 - 2022 - Direitos Autorais Reservados - Produzido por angelo.com.br
É permitida a reprodução inalterada do conteúdo de informações constantes deste Site com a expressa citação da origem