20 ANOS
 Olá, seja bem vindo(a).
 Domingo, 27 de Setembro de 2020
login  senha      FAQs     busca   
Home Legislação do Estágio Quem somos Fale conosco Notícias Mapa do Site
 
empresa
profissional liberal
estudantes
Noticias
VIDA DE ESTAGIÁRIO: COMO OS JOVENS ESTÃO LIDANDO COM A ROTINA DE TRABALHO E ESTUDOS DURANTE A PANDEMIA - 12/08/2020

No mês em que se celebra o Dia do Estagiário (18 de agosto), estudantes estão tendo que se adaptar à nova realidade, e muitos ainda estão em busca do primeiro emprego. Veja dicas de profissionais de RH para facilitar a jornada

 

Porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é a oportunidade ideal para o aprendizado profissional e para o início da construção de uma carreira de sucesso. No entanto, a pandemia de covid-19 trouxe novos desafios para milhares de jovens brasileiros: a necessidade de adaptação à uma rotina de aulas e trabalho em casa, conciliando com o ambiente familiar. 

 

Apesar desta nova realidade, a opinião dos jovens para o home office é muito positiva. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), com 14.638 participantes de 15 a 29 anos. Os dados chamam muita atenção, porque apenas 10% dos entrevistados responderam que preferiria trabalhar alocados dentro do escritório empresa. 

 

Camylla Barreto está cursando o último período de administração e trabalha na área de Planejamento e Controle na Bayer, há um ano e meio, em Belford Roxo (RJ). Ela conta que, antes da pandemia, chegava na empresa às 7h30 e saía às 14h30, direto para a faculdade, precisando esperar cerca de duas horas até o início da sua aula. "O trânsito da região é intenso, então era preferível ir logo em seguida para a universidade, pois não daria tempo de passar em casa. Eu aproveitava esse momento para estudar ou fazer alguma atividade do curso, porém era cansativo", desabafa. 

 

Agora, a estudante, que está focada no seu trabalho de conclusão de curso e acredita que o trabalho remoto será mais usado pelas empresas no futuro. "A adaptação para as aulas virtuais foi um pouco complicada no início, pois a instituição não estava preparada. Mas agora já estamos acostumados com esse novo normal, com muita disciplina e organização", afirma.

 

Já a estudante Julia Santos conseguiu uma oportunidade de estágio durante a pandemia. Ela tem 29 anos, nasceu em Salvador e se mudou para São Paulo há quatro anos em busca de novas oportunidades, optando por morar sozinha e cursar faculdade de Sistema da Informação. Antes da pandemia, Julia era estagiária de tecnologia, porém sua vaga estava em risco, então decidiu procurar outras opções. Recentemente, entrou para a área de Tecnologia da Informação da Bayer, onde deseja se tornar uma líder no seu setor. "Sou negra, retirante, primeira pessoa da minha família e da minha comunidade a cursar uma faculdade. Meu sonho é atingir um cargo de diretoria e ser inspiração para diversas pessoas", explica.

 

A universitária também explica que precisou comprar um pacote de internet para trabalhar e acompanhar as aulas da faculdade em casa, pois antes passava o dia inteiro na rua, inclusive aos fins de semana, quando participava de eventos e feiras de tecnologia. "Eu saía de casa às 7h e voltava meia noite. Para trabalhar e estudar de casa, reservei um espaço e organizei um quadro de estudos. Dessa forma, só precisei comprar um pacote de internet. A melhor parte é que, como ainda estamos de home office nesse novo estágio, já conversei com o meu gerente e vou passar um tempo em Camaçari (BA) para rever meus pais", comemora.

 

EM BUSCA DO PRIMEIRO ESTÁGIO

 

A adaptação para a nova realidade ainda é um desafio muito grande para os jovens talentos que estão tendo que conciliar estudos com rotina familiar e ainda buscar oportunidades para ingressar no mundo corporativo. A falta de um direcionamento mais assertivo tem sido um dos principais obstáculos nessa fase. Por isso, convidamos alguns estagiários e profissionais de RH para darem dicas a estudantes que estão com dificuldades para encontrar oportunidades durante a pandemia. 

 

Monitore sites especializados- Grandes empresas mantiveram Programas de Trainee e Estágio e buscam novos talentos, mesmo durante a crise. Acompanhe os perfis das empresas nas redes sociais e monitore sites segmentados de carreira e RH.

 

Aproveite cursos gratuitos- Diversas instituições e plataformas lançaram cursos gratuitos ou de baixo custo. Então, uma boa iniciativa é dedicar um tempo do seu dia para investir na sua carreira e quem sabe até realizar uma especialização da sua área.

 

Mantenha seu currículo atualizado- Parece uma dica simples, porém, muitas vezes, as pessoas tendem a deixar de usar determinada plataforma de vagas, mantendo um currículo desatualizado no banco de talentos. Revise seu currículo periodicamente em todos os sites cadastrados. É importante que ele esteja bem redigido e coeso.

 

Estude as empresas do seu interesse- Entre no site da empresa, saiba mais sobre sua missão, seus projetos, serviços, produtos, concorrentes e como o mercado está. Se possível, converse com algum profissional da área ou da própria organização. 

 

Agarre aquele sentimento que te motiva- Cada uma precisa ter um objetivo que funcione como estímulo para seu esforço pessoal. Por isso, não desanime diante dos obstáculos que você vai enfrentar nessa trajetória.

 

Não desista- Receber um 'não' é muito difícil, mas isso não significa que você não é capaz. Outras oportunidades irão aparecer. É importante não desistir.

 

Sem estresse- A rotina atual pode ser ainda mais estressante, pois impacta as relações familiares e a saúde mental de todos. Procure fazer alguma atividade para relaxar ou realmente dar uma pausa nas obrigações diárias. Meditação, ioga, alongamento ou exercícios de respiração são algumas opções.

Ana Luisa Gonçalves | Account Executive | JeffreyGroup





Imprimir notícia  - Compartilhar 



 
Empresa Profissional Liberal Estudante Escola
 

Apoiamos o
 
© Copyright Estagiarios.com Web Services Ltda - 1999 - 2020 - Direitos Autorais Reservados - Produzido por angelo.com.br
É permitida a reprodução inalterada do conteúdo de informações constantes deste Site com a expressa citação da origem