21 ANOS
 Olá, seja bem vindo(a).
 Sábado, 20 de Abril de 2024
Desconectado       FAQs     busca   
Home Legislação do Estágio Quem somos Fale conosco Notícias Mapa do Site
 
empresa
profissional liberal
estudantes
Noticias
COMO NÃO DEIXAR O ESTÁGIO PREJUDICAR OS ESTUDOS - 14/05/2009

Ao iniciar um curso de graduação ou especialização técnica, os alunos buscam o aprofundamento na área escolhida para juntar o conhecimento teórico oferecido pela instituição à prática do mercado de trabalho. Essa atividade é de grande importância para que esse estudante esteja melhor preparado para sua carreira e para que tenha mais chances de ser escolhido em um processo seletivo, já que o currículo também estará composto por experiências profissionais.

 

Vale lembrar que são poucas as escolas e universidades que agregam ao curso experiência prática. E, por isso, os alunos buscam no estágio um intercâmbio entre o que é aprendido na universidade com o vivenciado no dia-a-dia da empresa. Mas, por outro lado, há estudantes que são motivados à procura do estágio por ser um requisito obrigatório para a conclusão do curso, conforme grade curricular das instituições de ensino.

 

O problema é que algumas pessoas levam o estágio muito mais a sério e acabam se esquecendo dos próprios estudos. Deixam de ir às aulas, de realizar trabalhos ou não os fazem com a dedicação necessária. Quando isso ocorre, é importante colocar na balança o que é mais importante para o futuro. Afinal, é o curso que dá toda base e estrutura para as atividades realizadas na empresa e é ele quem garantirá seu futuro profissional, pois, sem formação completa, não será possível continuar atuando na área.  

 

Não estou dizendo que o estagiário não deve dedicar-se ao trabalho ou deve dar menos atenção a este, mas sim que deve haver um equilíbrio entre as duas atividades para que nenhuma delas fique a desejar. Por esse motivo, sugiro abaixo algumas formas para auxiliar a não deixar que o estágio influencie e prejudique os estudos.

 

Organize-se: É importante adotar um método de organização que o auxilie com datas de entregas de trabalho, provas e que também contenha as atividades importantes a serem realizadas na empresa. Para os workaholics, lembrem-se que as atividades do estágio devem ser realizadas na própria empresa e as da universidade, no período das aulas ou no tempo livre. Não leve trabalho para casa, esse tempo deve ser dedicado apenas aos estudos e às suas atividades pessoais;

 

Tenha responsabilidade: A vida de quem estuda e trabalha é muito corrida e precisa de uma melhor organização. Além de precisar saber conciliar as atividades pessoais com escola e trabalho, é de grande importância conseguir espaço na agenda para aprofundar os conhecimentos adquiridos no cursos e realizar as atividades solicitadas. O ditado popular "Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje" faz todo o sentido nessa situação, pois, qualquer momento livre deve ser aproveitado para dedicar-se a realização das atividades do curso que são de sua responsabilidade; e

 

Priorize seus estudos: O estágio é conseqüência dos seus estudos, por isso, devem ser levados tão a sério quanto o trabalho. Não deixe de estudar e manter suas notas boas, pois há empresas que pedem até mesmo o seu quadro de notas para avaliação no processo seletivo. Tenha um diálogo com seus supervisores e veja se eles podem o ajudar nessa situação, talvez eles possam trocar experiências que serão úteis.

 

Giuliano Bortoluci


Confira nossas vagas clicando aqui.

Imprimir notícia  - Compartilhar 



 
Empresa Profissional Liberal Estudante Escola
 
Associado ABRES
Associado Abcomm
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.
Apoiamos o
 
© Copyright Estagiarios.com Web Services Ltda - 1999 - 2024 - Direitos Autorais Reservados
É permitida a reprodução inalterada do conteúdo de informações constantes deste Site com a expressa citação da origem